Comportamento reativo, de novo!

Postado em Atualizado em

Não adianta. Por mais que a gente saiba a respeito do que é certo ou errado tem momentos em que caímos na boa e velha armadilha do ego.

Hoje pela manhã, por exemplo, eu tive um contratempo que me deixou desproporcionalmente estressado. Por uns cinco minutos eu perdi o controle e juro que poderia ter mandado as pessoas a um lugar bem feio. Telefonei para um amigo e, no meio do despejo do meu stress, me dei conta do que eu estava fazendo.

Eu estava, mais uma vez, sendo um fantoche do ego.

Eu juro que nessas horas em que eu me dou conta do que estou fazendo, quase posso ouvir um estalo como algo quebrando. Mas daí já é tarde demais.

No entanto, eu sei que estou melhor do que estava há um tempo atrás porque não há mais culpa por ter ficado desse jeito. Há apenas compreensão do fato e uma pausa para reflexão.

É nessas horas que eu dou graças a Deus por ser virgininano: basta arregaçar as mangas novamente e voltar a trabalhar. E isso me faz um bem que é quase indescritível.

Mas fica a pergunta: como cada um de vocês cai no modo reativo? É pela raiva? É pela indolência? É pelo que?

Um comentário em “Comportamento reativo, de novo!

    Patrícia disse:
    quarta-feira, 16 dezembro 2009 às 12:16 pm

    “É pela raiva? É pela indolência? é pelo que?” É porque somos humanos… É o meu palpite… Que bom que seu nível de auto consciência te permite perceber as armadilhas do ego quase que instantaneamante, e, que bom que vc tem a humildade e a maturidade de saber que não é um “ser iluminado”, (aliás, adorei aquele post!) e que, portanto, ainda sofre, vez o outra, as influências do ego. Gosto muito do seu blog e estou feliz que tenha voltado a postar. Acompanho também a casa do conhecimento! Abraço!

Deixe uma resposta

