Meses de negatividade – parte 3

Postado em

Creio que esse seja o texto mais “chato” dos 3, portanto vou tentar ser bem didático pra que ninguém se perca.

Signos do Zodíaco

Observem que na imagem acima cada planeta está pintado de uma cor diferente, de acordo com sua cor na árvore da Vida: Saturno é preto, Júpiter é azul, Marte é vermelho, o Sol é amarelo, Vênus é verde, Mercúrio é laranja e a Lua é rôxa.

Observem também que há dois segmentos laranja, dois vermelhos, dois azuis, dois verdes e dois pretos e apenas um amarelo e um rôxo. Isso se refere a cada um dos planetas regendo dois signos: Marte rege Áries e Escorpião, Vênus rege Touro e Libra, Mercúrio rege Gêmeos e Virgem, Júpiter rege Sagitário e Peixes e Saturno rege Capricórnio e Saturno. Além disso, o Sol rege apenas Leão e a Lua rege apenas Câncer.

Os 12 signos do Zodíaco são divididos em 6 pares ou 6 eixos, cada um deles sendo composto por signos opostos/complementares. Desse modo temos os eixos:

Áries (regido por Marte) – Libra (regido por Vênus)

Touro (regido por Vênus) – Escorpião (regido por Marte)

Gêmeos (regido por Mercúrio) – Sagitário (regido por Júpiter)

Câncer (regido pela Lua) – Capricórnio (regido por Saturno)

Leão (regido pelo Sol) – Aquário (regido por Saturno)

Virgem (regido por Mercúrio) – Peixes (regido por Júpiter)

Observem que há uma oposição planetária nessas regências. Marte se opõe a Vênus e Mercúrio se opõe a Júpiter. Mas Saturno, o grande maléfico dentre os planetas na Astrologia Medieval, tem de se opor a dois planetas: a Lua e o Sol.

Sim, nós astrólogos sabemos que nem a Lua e nem o Sol são planetas, mas a fim de facilitar a explicação os chamaremi assim.

Tevet, o terceiro mês negativo do calendário, é associado a Capricórnio e portanto regido por Saturno. Assim como Saturno está mais afastado do Sol que os demais planetas (ao menos na Astrologia Medieval), Capricórnio está mais afastado de Câncer – o signo no qual começa o verão no hemisfério norte.

Por causa dessa distância, é dito que Tevet é um mês escuro (além disso ele é o domicílio noturno de Saturno) e frio. Lembrando que nos domicílios noturnos, não há uma manifestação direta da energia planetária.

Pela distância que seu regente tem do Sol, esse é um mês no qual é muito fácil nos iludirmos, afinal Capricórnio é um signo que presta muita atenção na matéria, no aspecto físico das coisas.

Mas o Universo não é composto apenas de objetos físicos – há o aspecto espiritual também, e isso é negligenciado pelo signo de Capricórnio. Por isso ao longo do mês de podemos estar mais preocupados com gastos e posses do que normalmente estamos.

Por isso Tevet é um dos três meses negativos no calendário cabalista.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s