Judaísmo anímico

Postado em Atualizado em

É preciso ser judeu para estudar Cabala? menorah

Essa me parece uma questão bastante controversa e eu confesso que só muito recentemente achei resposta para tal. Houve um ponto do meu estudo em que eu achei que deveria me converter ao judaísmo e seguir todas as mitzvoh a fim de verdadeiramente estar mais integrado aos ensinamentos da Cabala. Com o tempo e algumas conversas, vi que isso não era tão necessário assim.

O fato de eu não mais pensar em conversão, não significa em absoluto que eu tenha perdido o respeito e a admiração pelo judaísmo.

Embora ainda me faça sentido, não vejo por que tornar-se judeu seja condição sine qua non para estudar Cabala. Existe uma expressão que eu vi esses tempos e que se adequa muito ao que eu penso ser correto para estudar Cabala que é o judaísmo anímico.

Sim, para estudar Cabala é preciso apenas que ela toque sua alma.

2 comentários em “Judaísmo anímico

    Ricardo Cunha disse:
    domingo, 21 dezembro 2008 às 3:39 pm

    Linda mensagem
    Obrigado

    Mas tenho, nos meus estudos de Cabalá, percebido que aquele educado na cultura judaica e com o aprendizado das leitura das letras sagradas tem mais facilidade.

    A cabalá antecede o judaísmo, o budismo e mtos outros ismos.

    E, verdade, se ela toca sua alma, você deve estudá-la. É a luz do mundo infinito na Terra. O Eterno não faz diferença entre judeus e não judeus. Pensemos nisso.

    Abraço forte
    Saudades dos papos no messenger

    J. Roveda Jr. disse:
    domingo, 21 dezembro 2008 às 7:38 pm

    Caro Ricardo,
    o mesmo acontecia aqui no interior do RS quando as escolas ensinavam Latim: os descendentes de italianos tinham maior facilidade em aprender as palavras.
    Mas…no caso da Cabala seria isso uma vantagem? Lembra que a quantidade de Luz é proporcional ao obstáculo que se apresenta, e o que pode te parecer um empecilho hoje amanhã será encarado como bênção!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

