Elul (Virgem)

Postado em

 

 

Ani ldodi vdodi li

 

 

No próximo 31 de agosto (mais precisamente ao pôr-do-sol), adentraremos o mês de Elul – que corresponde ao signo de Virgem – no calendário cabalista.

Cabe uma observação aqui: você deve saber que o Sol já entrou no signo de Virgem no último dia 22. O calendário judaico se baseia nas posições tanto do Sol quanto da Lua para marcar o início de cada mês – por isso a data ligeiramente diferente.

Como último mês antes do ano-novo, Elul é tido como um mês de introspecção. Esse é o momento de analisarmos tanto nossas atitudes passadas como nossa caminhada espiritual.Essa análise obviamente demanda uma grande dose de discernimento, senso crítico, e até uma certa frieza em sua execução. Nenhum outro período do ano é tão favorável a isso quanto o mês de Elul, que coincide com o período em que a energia divina nos é apresentada sob a formatação do signo de Virgem.

O calendário pode ser visto como um grande prisma cósmico. Quando projetamos um feixe de luz branca sobre um prisma físico, aparecem do outro lado vários feixes de cores diferentes, que nada mais são do que diferentes espectros da mesma luz branca. Podemos aplicar o mesmo princípio aos 12 signos: quando a Luz (energia divina) passa através deles, assume cores e tons diferentes, afetando a humanidade como um todo.

É ao longo desse período em que nos purificamos a fim de retornarmos à essência divina –  processo que em hebraico é chamado de teshuvá. Desse modo, ao longo dos próximos 28 dias, devemos entrar em profunda reflexão a respeito da seguinte pergunta:

O que estou fazendo para tornar esse Universo melhor – para mim e para outros seres?

2 comentários em “Elul (Virgem)

    Katia Daudt disse:
    segunda-feira, 22 setembro 2008 às 10:08 pm

    Que a primavera revigore seu jardim de idéias, fazendo florescer novos textos: estamos com saudades “da sua letra”…
    Beijos

    Renata Ramos disse:
    sexta-feira, 19 dezembro 2008 às 6:58 pm

    Olá

    Passei pra conhecer o blog e achei mto interessante,sou virginiana,vivo analisando e controlando tudo ao meu redor,e me sinto mto feliz em ter sempre as coisas sobre meu controle,sem passar por cima de ninguém é claro.
    te convido a conhecer meu blog tb,espero sua visita.

    Abraços.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s