Shavuot

Postado em

Shavuot

No próximo domingo à noite temos o Shavuot – a festa em que os judeus comemoram o recebimento da Torá por Moisés no Monte Sinai.

Pausa por um instante: essa data é um dos pontos fundamentais para religiões ocidentais e do oriente-médio. É nesse momento que nasce o judaísmo. Se a Bíblia como conhecemos hoje tem um Velho Testamento, ele tem sua origem física nesse ponto.

A Torá (Lei) é recebida 50 dias após a libertação do Egito, terra em que os judeus eram escravos. Desde a fuga (Pessach) até aqui passaram-se sete semanas – daí o nome Shavuot (semanas, em hebraico). Esses dias que ficam no meio são os dias do Omer, que como eu já escrevi aqui nesse blog, são dias de purificação espiritual e preparação para o recebimento da Luz na forma física da Torá.

Esse recebimento,  para a humanidade, assinala que a partir desse ponto podemos nos conectar ao Criador de forma ativa e não apenas passiva. Temos em mãos um instrumento, um código, um manual de instruções sobre como devemos proceder para atrairmos a Luz sobre nós.

Temos uma clara – embora metafórica – confirmação disso quando Moisés sobre o Sinai e Deus lhe fala:

 

E subiu Moisés a Deus, e o SENHOR o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Com isso, Deus nos fala que para entrarmos em contato com ele, basta seguirmos os preceitos que estão na Torá.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s