Tikkun ha Olam

Postado em

De acordo com o Ari (Isaque Lúria), a Unidade de Deus foi partida no exato momento da Criação. Esses “cacos” de Deus espalharam-se por todo o Universo, na forma de energia, matéria, pensamentos e ações.

Portanto não há absolutamente nada nesse Universo que não seja permeado pela Luz de Deus.

A missão de cada ser humano é devolver esses pedaços de Luz de volta à sua fonte, de modo que esses ínfimos caquinhos voltem a fazer parte do Um novamente.

Com isso em mente, nós humanos deveríamos elevar a nós mesmos o tanto quanto puderemos, purificando nossas almas nesse processo, para que possamos atingir o mais alto grau de elevação.

Por essa razão, recursos naturais devem ser usados adequadamente. Lembrem que todos os animais e plantas sobre a face da Terra foram criadas para servir ao homem – mas DEVEM ser usados adequadmente, pois quando assim o fazemos, estamos devolvendo à fonte original os pedaços de Luz que compôem esses recursos.

(A palavra kosher em hebraico não quer dizer santo ou sagrado, mas sim “próprio/adequado para comsumo”)

Quando usamos a energia vital de uma planta (ou de um animal, se você come carne), por exemplo, estamos nos apropriando dessa energia – e temos o dever de elevá-lade volta a Deus. Em outras palavras: nos alimentamos para cumprirmos as tarefas e obrigações de nossa jornada espiritual.

O mesmo princípio aplica-se a recursos econômicos: o dinheiro deve ser visto apenas como uma maneira de nos trazer conforto, assim não teremos preocupações acerca de nossa situação financeira e poderemos – de coração leve – entrar em contato com Deus através de orações, meditações e da caridade.

Pois a maneira mais fácil de repararmos nosso mundo e devolvermos os cacos de Luz para sua fonte, é imitando o comportamento de Deus.

Um comentário em “Tikkun ha Olam

    Ricardo Cunha disse:
    sábado, 17 maio 2008 às 12:46 pm

    Parabéns e obrigado pelo blog.
    Venho estudando cabalá a pouco tempo e suas idéias são muito bonitas.
    Linda a mensagem do post tikkun-ha-olam.
    Atenciosamente
    Ricardo

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s