Arcano XII – O Enforcado

Postado em

 

O EnforcadoSímbolo do auto-sacrifício, das provações que impomos a nós mesmos, O Enforcado é o décimo segundo arcano do Tarô. É representado por uma figura masculina, em transe, pendurada de cabeça para baixo por uma perna. O Enforcado é aquele que não tem os pés no chão, que está muito distante da realidade na qual vive. É uma carta que representa a passividade através da incapacidade de se fazer qualquer coisa. A consciência é alterada aqui, não se tem noção alguma do que está ao redor. É a posição na qual não podemos fazer nada, na qual temos de resolver primeiro questões internas para depois agirmos no mundo material. Se no arcano anterior nos defrontamos com o “inimigo interior”, aqui somos derrotados por ele.

O Enforcado é a alegoria do “deus que morre” (mundialmente conhecida através do Cristianismo, embora exista em outras religiões, tais como a grega e a egípcia). Indica um momento de dor e de ações voltadas para o interior.

Palavras-chave: desejo não-satisfeito, impotência, agilidade mental, abnegação de bens materiais e de si mesmo, sacrifício por uma causa elevada, sofrimento, incapacidade de ver as coisas claramente, utopia, caos interior, precipitação.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s