Arcano XI – A Força

Postado em Atualizado em

 

A Força

Essa carta mostra uma jovem e um leão. Aparentemente a jovem está dominando o leão (a parcimônia de Virgem dominando os excessos de Leão; a dissolução do ego em prol do servir a outros) sem muito esforço. É a racionalidade sobrepujando os instintos, a inteligência vencendo a brutalidade. Esse arcano se refere mais à força mental – notar o chapéu da jovem – do que à física, mas também pode representar essa última. Notar, no entanto, que a jovem não mata o leão, mas o segura firmemente contra seu corpo. Isso é uma alusão ao fato de que não devemos menosprezar o inferior, e sim domá-lo e utilizá-lo. Fala, também, da sexualidade, uma vez que a boca do leão está na altura da vagina da jovem que o segura, mostrando a força que se demonstra pela suavidade (sedução). É também o confronto com a sombra que existe em cada um de nós.

De acordo com Crowley, ela é a contraparte feminina do Mago, a mulher forte, que junta além das habilidades mentais, o magnetismo sexual.

Palavras-chave: força, decisão, confronto com a sombra, ação, impaciência, cólera, orgulho, paciência, domínio dos impulsos e transformação dos mesmos em ideais mais elevados, fé, sedução, luxúria, esforços direcionados a um objetivo, repressão.

 

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s