Meses de negatividade – parte 1

Postado em Atualizado em

Dentro da Cabala, três meses são tidos como negativos, no sentido de que há menos misericórdia disponível para a humanidade. Vale aqui lembrar que a Cabala é fundamentada nos primeiros cinco livros do Velho Testamento, no qual existe o relato de cidades sendo “bombardeadas” com fogo e a morte dos primogênitos no Egito – ou seja, Deus aparece como sendo mais punitivo do que no Novo Testamento.

Os meses de Tammuz, Av e Tevet são os meses no qual paira sobre o mundo físico essa negatividade, no qual estamos mais propensos a sermos julgados. Esses meses são relacionados a três signos que – na ordem – são Câncer, Leão e Capricórnio. Isso não quer dizer que as pessoas nascidas sob esses signos sejam mais isso ou menos aquilo – aqui eu estou falando do coletivo e não do individual.

De acordo com a Cabala, as regências planetárias são:

Signos do Zod�aco

Áries é regido por Marte;
Touro é regido por Vênus;
Gêmeos é regido por Mercúrio;
Câncer é regido pela Lua;
Leão é regido pelo Sol;
Virgem é regido por Mercúrio;
Libra é regido por Vênus;
Escorpião é regido por Marte;
Capricórnio é regido por Saturno;
Aquário é regido por Saturno;
Peixes é regido por Júpiter;

Vocês podem observar que Marte, Vênus, Mercúrio e Júpiter regem – cada um – dois signos. Os antigos chamavam isso de domicílio diurno e domicílio noturno. Podemos dizer que são manifestações positivas e negativas de cada planeta. Só que, o Sol não tem domicílio noturno e a Lua não tem domicílio diurno – o que faz com que seus respectivos signos (Leão para o Sol e Câncer para a Lua) sejam mais intensos.

A fim de esclarecer melhor esse raciocínio, peguemos como exemplo o planeta Marte. De acordo com a tabela acima esse planeta rege dois signos: Áries e Escorpião. Áries é o domicílio diurno de Marte e nesse signo o planeta pode se manifestar de maneira direta, impulsiva, mais imediata. Já em Escorpião – seu domicílio noturno – Marte não pode ser tão direto pois tem de lidar com as intensas emoções de Escorpião, embora nem por isso seja menos impulsivo.

Como o Sol não tem domicílio diurno, sua manifestação é sempre direta, sem moderação e absolutamente intensa. Por isso Av, o mês do Leão, é um mês temido. É curioso que o mês de agosto é o mês associado a Leão no calendário gregoriano (aquele nosso de todo dia) e que coincidentemente carregue uma fama terrível, sintetizada na frase: Agosto, mês de desgosto.

Leão é um signo reativo por natureza, e no mês de Av essa reatividade está disponível a todo mundo o tempo todo. Imaginem a energia em um estado constante de “alta voltagem”, tudo funcionando na potência máxima. Serve como metáfora a imagem de um reator nuclear funcionando em sua capacidade total, quase beirando o excesso.

Não há folga na emanação da energia ou em sua intensidade e isso nos torna mais reativos do que de costume, mais preocupados com nosso ego e com nosso “desejo de receber para si mesmo” – assim como o Leão que não tem com quem compartilhar o seu regente.

Na seqüência eu falo de Câncer e Capricórnio.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s