Shhhhhhhhhh…

Postado em

Shin é a letra que abre a Shemá, a oração judaica que começa assim: “Ouve ó Israel, O Senhor teu Deus é o único Deus…”. Shemá quer dizer ouça.

Já notaram como quando a gente pede pra alguém ficar em silêncio, costumamos emitir um “shhh”?

Ouvir nosso interlocutor – seja ele quem for – demanda silêncio – fazer com que ele nos ouça, também.

É curioso que em associações mais modernas Shin seja associada a Plutão (aquele que deixou de ser planeta segundo os astrônomos): pois a atuação desse planeta é silenciosa – a ponto de não desconfiarmos do senhor do submundo nem no meio da crise indicada por ele em nossos mapas. Embora eu já tenha dito isso antes, vale a pena recapitular: Plutão em latim quer dizer “rico” e a abundância é algo que advém do silêncio. Como o grande transformador do Zodíaco, Plutão retira as cascas superficiais que não mais servem para nada e expõe nossa riqueza escondida.
Mas eu quero voltar pro Shin.
Shin começa várias palavras em hebraico relacionadas ao silêncio: paz (shalom), tranqüilidade (shalvá), silêncio (sheket) e complacência (shaanan).

Para que tenhamos tranqüilidade, é preciso silêncio – não só o físico, mas o interno. Calar aquela vozinha que insiste em dialogar conosco o tempo todo certamente irá trazer a paz e a abundância de idéias produtivas.

Portanto, utilize a letra Shin em suas meditações, a fim de silenciar o diálogo improdutivo interno e curar forças de discórdia.

Um comentário em “Shhhhhhhhhh…

    palpi disse:
    quarta-feira, 12 março 2008 às 9:34 pm

    Seu blog é muito interessante. Obrigada por disponibilizar tantas informações de uma forma tão clara e simples. Parabéns.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s