Motzi shem ra (espalhando mentiras)

Postado em Atualizado em

Eu já escrevi anteriormente nesse blog a respeito do Lashon Hará, a maledicência, que os cabalistas dizem fazer tanto mal a quem fala quando ao objeto da falação. De acordo com a Bíblia, o lashon hará levava as pessoas a terem lepra – o que era praticamente fatal naqueles tempos.

Só pra lembrar, lashon hará é falar mal de alguém citando VERDADES. Lashon hará é contar que alguém verdadeiramente fez algo de errado.
Mas existe algo ainda pior do que falar a verdade a respeito dos maus atos de alguém: mentir…o que os judeus chamam de Motzi shem ra, que quer dizer “espalhar mentiras”.

Um bom exemplo da confusão – pra não usar palavra pior – que a mentira pode causar na vida das pessoas, pode ser visto no filme “Desejo e Reparação”.

Sem contar muito do enredo do filme: vemos nele que uma simples mentira pode causar verdadeiras tragédias na vida das pessoas – algumas vezes até além da reparação.

Embora a responsável pela mentira seja uma menininha de 13 anos, serve de exemplo para todos nós pensarmos antes de falarmos qualquer coisa.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s