Os 72 nomes de Deus

Postado em Atualizado em

ira.jpg

Todo mundo vai concordar comigo se eu disser que a raiva é uma coisa ruim, certo? Pois bem, o que a Cabala nos ensina é que a raiva é muito semelhante à idolatria.

Só pra reavivar a memória dos que não lembram, a idolatria “infringe” o segundo mandamento:

Não farás imagem esculpida, nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adora-las-á, nem prestar-lhes-á culto, por que eu, YHVH, teu Deus, sou Deus zeloso, e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.

Sentiram que não dá pra brincar, né?

Pois é, saiba então que toda vez em que nos irritamos com algo, estamos dando muita energia/crédito/poder a esse algo. Isso é a mesma coisa que idolatrar.

Digamos que, você está dirigindo e de repente o carro apaga. O que você faz? Procura ajuda ou dá com a testa no volante pra descontar um pouco da raiva? Manter a calma nessas horas é melhor do que bater cabeça para a divindade automotiva – porque ao fazê-lo, deixamos que algo exterior à nossa alma nos tire o controle.

E perder o controle é a essência do comportamento reativo…portanto da próxima vez em que uma situação dessas ocorrer, mantenha a calma e confie que tudo vai dar certo.

Deixe uma resposta

