Marcheshvan

Postado em Atualizado em

Marcheshvan, mês conhecido em hebraico como “cauda amarga” e que nos remete diretamente à imagem do Escorpião – mazal (signo) correspondente a esse mês.No calendário hebraico, Marcheshvan é um mês sem feriados, portanto sem celebrações a algo de sagrado que venha a acontecer.

Esse é um período no qual nossos traços negativos estão mais evidenciados e é necessário um grande esforço para que não nos deixemos sobrepujar por eles. Via de regra, quando pensamos nos traços negativos relacionados a Escorpião, logo nos vem à mente a idéia de que os nativos desse signo são traiçoeiros e vingativos – pois Escorpião é um signo estigmatizado pela maioria das pessoas. O que acontece na verdade, é que os escorpianos guardam rancor – apesar de não manifestarem sua insatisfação no momento. Daí as pessoas acham que não lhes ofenderam, até o dia em que eles viram as costas e vão embora – aparentemente “do nada”, sem motivo algum.DilúvioO ponto é que – sim – eles tinham motivos. Os de hoje, mais os de ontem, mais os de anteontem, e os da semana passada, do mês passado, do ano passado…

Escorpião corresponde ao Pilar da Severidade do elemento Água. Não é fácil para esse signo, portanto, processar e deixar fluir de maneira adequada os vários sentimentos e emoções aos quais somos constantemente expostos. Em Escorpião, os sentimentos – especialmente os ruins – parecem se cristalizar. Aplicando isso ao mês de Marcheshvan, vemos que esse é um período no qual estamos mais propensos à negatividade. No entanto nesse mês temos de prestar atenção a todos os nossos traços negativos a fim de corrigi-los. Por exemplo: se a preguiça é um traço negativo que encontramos, esse é o período para corrigí-la.

Marcheshvan é o mês no qual aconteceu o dilúvio – do qual Noé salvou os animais na arca – e como a água é o elemento correspondente às emoções, temos na Bíblia então uma metáfora interessante sobre a intensidade das emoções no período.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s