Liga-desliga

Postado em

Se Deus é Luz, e Sua presença é o que sustenta a vida nesse mundo, então a ausência dEle se converte em trevas, em escuridão – e morte. Todos temos a imagem literal das trevas em nossas mentes como uma noite escura, sem a menor luz. Também estamos familiarizados com a expressão “força das trevas” – e até a tememos, em uma certa proporção.


Pois bem, o que pouca gente sabe é que nós possuímos uma espécie de interruptor que liga e desliga a presença da Luz. Isso significa que ao mesmo tempo em que podemos criar Luz em nossas vidas e nas vidas de quem nos cerca, podemos também criar trevas – sobre nós e sobre quem estiver ao nosso redor.


Vejam bem: não estou usando o termo ATRAIR trevas, mas sim CRIAR. Porque a criamos – a partir do momento em que repelimos Deus. Eu expliquei anteriormenteswitch o que é o Lashon Hará. Essa é uma das maneiras mais fáceis de criarmos trevas. Falar mal do outro é o mesmo que dizer à Luz para que saia do recinto em que estamos. Imaginem-se gritando pra Deus: “Sai daqui!!!”

Mas existem outras formas mais “eficazes” de afastar a presença divina. Pensamentos ruins, ações egoístas, uma mente arrogante e uma mente ignorante. Ignorar – nesse sentido – não quer dizer desconhecer, que seria mais definido pela palavra inocente. Ignorar significa tomar conhecimento de algo e depois agir como se desconhecesse o assunto.


Imaginem-se ganhando um grande presente. Um carro ou uma casa. E imaginem que esse presente é dado de coração. Esse carro ou casa seria de grande valor e ajuda no seu momento atual. Mas daí você recusa o presente. Recusa porque falou de alguém, ou porque pensou que por trás desse presente havia alguma segunda intenção, ou ainda recusa porque esse presente exigiria de você mais responsabilidade em relação ao presente ganho. Daí se perde o carro ou a casa…apenas falando de coisas materiais. Com a saúde é a mesma coisa. Rezamos pedindo a Deus que nos dê saúde, mas continuamos com os mesmos maus hábitos de sempre. Ignorando o fato de que um organismo limpo tem muito mais chances de se curar de algo do que um organismo poluído por substâncias que lhe façam mal.


É isso o que a gente faz. Simbolicamente abanamos para Deus para depois fazermos de conta que não O conhecemos.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s