Photoshop e Astrologia

Postado em Atualizado em

O Photoshop – pra quem não sabe – é um programa de manipulação de imagens digitais, criado pelos irmãos Knoll e atualmente comercializado pela empresa americana Adobe Systems.

Ok, mas o que isso tem a ver com Astrologia mesmo?!

Bem, como eu mesmo já escrevi em outro post, Netuno tem relação com o cinema e a fotografia. Hoje em dia, com a popularização tanto de computadores pessoais quanto de câmeras digitais, é raro encontrar quem ainda use filme para fotografar. E é aqui que entra o Photoshop.

A grande farsa digital

De uns anos para cá, tornou-se padrão o emprego do Photoshop para a “manipulação” de imagens digitais. Com isso, somem as estrias, a celulite, as cicatrizes, as “manchinhas” e todas a imperfeições que dão lugar a peles e corpos falsos porém perfeitos.

A ilusão e a utopia são coisas netunianas/uranianas. Podemos dizer que a entrada de Netuno (a fotografia) em Aquário (a tecnologia), por volta de 1998, marcou nos céus o início desse namoro entre o Photoshop e as modelos perfeitas. Não por acaso esse é o período no qual o Photoshop estava na versão 5.0 – a versão que o popularizou, e que a partir daí ele tivesse ferramentas cada vez mais voltadas para o chamado “tratamento de pele”.

Bem, as conseqüências disso são que mais e mais mulheres sofrem com o ideal de perfeição atingido pelas imagens adulteradas no computador. Não é culpa do Photoshop…mas sim do uso errado/torto de ferramentas tecnológicas que podem servir ao bem do coletivo – algo bem emblemático de um Netuno transitando Aquário.

Para ajudar um pouco mais, Urano, que é regente de Aquário e simboliza a tecnologiaÍcone do Photoshop versão CS3 entrou em Peixes, que é regido por Netuno e que é o signo que representa a fotografia. Ou seja: no céu há uma troca de energias. O problema é que esse circuito fechado – representado pelos planetas em questão – fez com que o uso do Photoshop ficasse escancarado demais. Hoje em dia já não há nenhuma revista de grande porte que não faça uso de uma que outra edição de imagens. Até aí tudo bem…eventualmente há um olho que ficou vermelho na foto ou uma mancha ocasionada pelo flash.

O problema – na minha opinião – é quando temos corpos surreais que são copiados, à exaustão e com sofrimento em alguns casos, pelos mortais comuns.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s