Av

Postado em Atualizado em

Av, o quinto mês do calendário judaico, que se inicia no próximo dia 16, é um dos meses mais importantes (e temidos) do calendário. É um mês normalmente associado a tragédias pois foi no mês de Av que o Templo Sagrado de Jerusalém foi destruído duas vezes, mas também é um mês de grande alegria, pois o dia 15 de Av é o momento de conhecermos a alma gêmea. É curioso notar que no mês de Av há o nascimento do Messias, de modo que sua alma encontre a alma do povo de Israel no dia 15. Essa é uma metáfora acerca da vinda do Messias e da correção do mundo (Tikkun ha Olam).

Como eu já mencionei em outros textos anteriormente, o dia 15 de cada mês do calendário judaico se dá (quase) sempre na fase Lua Cheia. Se Av é o mês do Leão, então no dia 15 a Lua estará transitando no signo de Aquário. Acredito que algumas observações sejam pertinentes aqui:
Leão é o signo análogo à casa V, que fala de diversões, flertes e de tudo aquilo que nos dá prazer – num nível um tanto individual (as “ficadas” são de Casa V, enquanto os namoros são de Casa VII). Já Aquário, que encontra seu domicílio natural na Casa XI, nos vala de valores coletivos e humanitários. Não é curioso como os antigos sábios já previam que a vinda do messias – e conseqüentemente a volta ao Paraíso e nossa grande e maior evolução – acontecerá no momento em que nossa consciência individual, representada pelo Sol em Leão, for espelhada em toda a sua força pelas necessidades do coletivo? Ou seja: a partir do momento em que eu enxergar aquilo que é melhor para todo mundo, para o ambiente que me cerca, o que é melhor para as futuras gerações, é que o mundo realmente sofrerá essa “correção” que há tanto tempo é falada.


Se usarmos a Árvore da Vida para olhar essa situação, teremos nossa alma refletindo o nosso espírito – ou Eu Superior. Tipheret é em nós a centelha divina que falam (sendo ligada diretamente a Kether, a Coroa, e portanto um reflexo menor de Deus), aquela parte dentro de nós que é divina e que não é jamais corrompida. A Lua é Yesod, nossa alma, nossos hábitos e condicionamentos, e é o veículo que envolve o espírito permeado pelas experiências e sensações (de vidas) passadas. Quando há o reflexo mais forte de nosso espírito em nossa alma, adentramos um pouco mais nosso estado de perfeição original – aquele que tentamos atingir novamente através do Tikkun, a correção de nossos atos e pensamentos.


No entanto, conseguir isso implica em nos libertarmos de nossos condicionamentos anteriores, de modo que o brilho do espírito preencha totalmente a alma. Tarefa nada fácil – é verdade – mas que ganha uma certa ajuda no mês de Av, o Leão.Uma vez que o signo de Leão é o pilar da severidade da Árvore da Vida, temos aqui um certo risco: o de não conseguirmos controlar o impulso desse elemento e entrarmos no comportamento reativo.

3 comentários em “Av

    Cris disse:
    domingo, 29 julho 2007 às 10:07 pm

    Mais um texto maravilhoso…
    Mas pode explicar mais sobre como e pq entramos no comportamento reativo ?
    Como podemos ver se estamos mais sucetiveis a isso em nosso mapa ?
    Bjuss

    J. Roveda Jr. disse:
    domingo, 29 julho 2007 às 11:25 pm

    Oi Cris!

    Comportamento reativo é quando a gente age por impulso sem pensar muito em alguma coisa. Por exemplo: no trânsito as pessoas geralmente perdem a cabeça e enfiam a mão na buzina por qualquer coisa – isso é comportamento reativo. Quando agimos sem nenhuma consciência, isso é comportamento reativo.

    Na verdade comportamento reativo é algo que sempre nos causa satisfação ou alívio imediato às custas de uma sensação ruim depois. Tenho associado isso ao Ascendente no Mapa Natal.

    Elul – Virgem | Astrologia e Cabala disse:
    quinta-feira, 13 fevereiro 2014 às 9:55 am

    […] a porta para que nos melhoremos. Ainda na metáfora da donzela, Elul é a noiva que espera a sua alma gêmea, o Messias, mas para isso a casa precisa estar […]

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s