Nós e eles

Postado em Atualizado em

Eu tenho ouvido – e confesso, com mais freqüência do que gostaria – que estamos em guerra, ou mesmo que a guerra está declarada. Curioso notar que em menos de dez dias eu ouvi a mesma expressão repetida por pessoas diferentes em contextos absolutamente diferentes.

Então eu fico a pensar: realmente estamos em guerra? Contra quem? Por qual motivo? Ok, ok, eu sei, o mal existe e tudo o mais, até já escrevi sobre isso. E nesse mesmo texto eu disse (ou melhor, reproduzi) que o mal tem raízes divinas. Foi o Ari quem escreveu.

Então essa idéia de que existem dois lados, de que estamos divididos em dois grupos distintos, o NÓS e o ELES, é típica da nossa realidade. A Cabala ensina que no nosso mundo vivemos a ilusão da separação. Isso nos leva a pensar que:

– não temos a menor responsabilidade sobre o que não nos afeta diretamente;
– ou estão comigo, ou estão contra mim;

Mas esses pensamentos são apenas ilusórios. Na verdade o que acontece é o seguinte:

– todos temos responsabilidade por tudo o que acontece nesse planeta atualmente, seja isso bom ou mau, mesmo que isso envolva pessoas cuja existência desconhecemos;

– em essência todo mundo procura a mesma coisa: satisfação…o ponto é que nem todo mundo se satisfaz com a mesma coisa. Algumas pessoas pensam que a satisfação está em reter tudo somente para si, e isso as torna egoístas. E o egoísmo fomenta guerras, disputas, rivalidades, mortes, violência…

O mundo seria melhor se todos fossem dispostos a partilhar – e com isso reconhecessem e respeitassem as diferenças e antagonismos uns dos outros. Isso é sair do comportamento reativo e entrar no comportamento pro-ativo – aquele que gera mais Luz e portanto mais satisfação.

Então vale o exercício de parar de levantar essa energia de guerra/discórdia ao dizer que “na guerra vale tudo” ou que “a guerra está armada”. Isso é perder tempo com distrações…é como enxergar o reflexo no espelho e acreditar que ali dentro está presa uma pessoa.

Bem, pra complementar esse texto, segue uma meditação dos 72 Nomes de Deus que serve para construir pontes entre as pessoas.

AUM

Deixe uma resposta

