Vênus, a deusa do amor

Postado em Atualizado em

Afrodite, por Sandro BoticcelliVênus, a deusa do amor para os romanos, conhecida como Afrodite pelos gregos, e associada à sétima esfera da Árvore da Vida – Netzach. Representa capacidade de sermos abertos ao outro, indica o nosso gosto pessoal, nosso senso estético e a forma como encontramos prazer e como somos agradáveis aos outros. A posição de Vênus em uma determinada Casa sempre nos trará onde encontramos mais prazer, onde as coisas são agradáveis para nós e – por extensão – o que em nós é agradável aos outros. A Vênus, a deusa do amor e da beleza, estão associadas duas palavras: venéreo e afrodisíaco (de Afrodite) – ambas relacionadas a sexo. Na mitologia grega, Afrodite era mãe de Eros, de onde vem a palavra erótico. Esse planeta rege dois signos no Zodíaco: Touro e Libra – e cada uma dessas regências nos fala sobre um traço da Vênus.

A Vênus regente do signo de Touro é mais material, mais corpórea. É mais ligada na excitação dos sentidos do que qualquer outra coisa. É o prazer que encontramos em nossa comida preferida, na maciez e calor de nossa cama, naquela bebida ou suco que tem um sabor delicioso, ou mesmo naquela calda de chocolate derretido que lambemos do dedo. É no toque da pessoa certa sobre nossa pele que encontramos novamente a Vênus, afinal ela fala de prazer e o sexo é uma grande forma de se obtê-lo.

A Vênus mitológica era até um tanto quanto hedonista. Procurava o prazer e a satisfação de maneira inconseqüente, mas nem por isso era menos amada pelos outros deuses. Casada com Hefesto, o deus feio e coxo, que tinha por ocupação ser o ferreiro dos deuses, Vênus mantinha casos com outros deuses. Para ela o que importava não era o comprometimento, mas sim o prazer. Obviamente pessoas com a uma ênfase venusiana no mapa não são o retrato do hedonismo e nem sempre irão trair seus maridos/esposas…irão apenas fazê-lo caso o cônjuge não os satisfaça. Via de regra a Vênus sacrifica outras coisas em nome do prazer e não o contrário.

E a Vênus, que fala tanto de prazer (especialmente os da mesa e cama, no signo de Touro) parece um tanto quanto perdida nos dias de hoje. As pessoas parecem frustradas em relação à sua própria beleza e encanto porque esses atributos parecem não se encaixar em um padrão. Muita gente não sabe, mas Afrodite/Vênus surgiu da espuma que se formou no mar quando os testículos de Urano foram jogados na água. Ou seja: simbolicamente a beleza e a sensualidade são livres de um padrão.
Essa deusa não teve infância, já nasceu adulta e aparentemente pronta para se relacionar. E esse é o aspecto Vênus em Libra. Tishrê, o primeiro mês do calendário hebraico é análogo ao signo de Libra e tem relação com a cópula. Assim voltamos à Vênus, senhora da sedução de do amor carnal. Vale lembrar que a Vênus rege o amor, o tesão, mas não necessariamente o romance. Ela é o desejo arrebatador, o “fogo nas entranhas” – pra citar o livro do Almodóvar.

De acordo com o mito grego, Afrodite nasceu tão bela e tão desejável, que Zeus casou-a com Hefesto com medo de que os deuses se matassem a fim de conquistá-la. Assim, de maneira irônica, a mais bela e graciosa das deusas casa-se com o mais feio e mal-humorado dos deuses. Sendo assim a Vênus pode estar em nossos mapas atrelada a coisas não agradáveis, suavizando ou mesmo tornando “leves” questões que mereceriam maior atenção.

11 comentários sobre “Vênus, a deusa do amor

    Jessica disse:
    terça-feira, 15 abril 2008 às 4:36 pm

    voces podiam colocar sobre outras deuses e deusas Tambem

    elyana disse:
    segunda-feira, 05 maio 2008 às 9:21 am

    VCS PODIAM COLOCAR A HISTÓRIA DO COMEÇO AO FIM

    J. Roveda Jr. disse:
    quarta-feira, 07 maio 2008 às 12:20 am

    Elyana, o texto não fala sobre a história da Vênus, mas sim de seu significado astrológico. Um bom lugar para leres sobre a história dela é http://www.pantheon.org

    ueliton cordeiro de paula disse:
    terça-feira, 16 junho 2009 às 1:31 pm

    eu gosto muito de lendas como essa

    Maria Gabrielle disse:
    sábado, 20 agosto 2011 às 3:50 pm

    vcs poderiam contar toda a historia não sóo mais importante porque tem jente que vai fazer um trabalho e precisa de informações completas ou da historia!!!

    Janaina disse:
    terça-feira, 06 setembro 2011 às 8:53 am

    acredito q vcs deveriam ir até o fim a história

    lilian dodorico disse:
    domingo, 27 novembro 2011 às 9:22 am

    genial o texto foi muito usado para fazer minha pesquisa para o DOM BOSCO!!!!!!!!!

    APFI disse:
    sexta-feira, 09 março 2012 às 2:33 pm

    é um bom texto! ajudou-me num trabalho que tinha de fazer

    carol disse:
    terça-feira, 01 maio 2012 às 11:44 am

    vçs deveriam colocar a venus em cada signo e explicar como e ela em cada signo.

    J. Roveda Jr. disse:
    quinta-feira, 24 maio 2012 às 7:52 pm

    Carol, a idéia aqui é mais colocar o mito da Vênus em evidência do que necessariamente explicá-la signo a signo…embora essa seja uma boa sugestão! ;-)

    emily tamara disse:
    segunda-feira, 03 setembro 2012 às 7:50 pm

    eu gostei tem tudo que eu tava procurando

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s